Prestígio do Sono

sono09 - Prestígio do Sono

Quando ele chega é sinal que precisamos repousar, e durante o repouso, o organização fortalece o sistema imunológico, libera hormônios uma vez que o do desenvolvimento, organiza as informações obtidas durante o dia e é simples, relaxa a musculatura corporal.

A relevância do sono é tanta, que quando a gente dorme pouco ou dorme mal, o corpo percebe. Isso pode suceder em somente uma noite e no dia seguinte o organização já reage de um jeito dissemelhante.

O cérebro é o primeiro a sentir. O sistema nervoso médio fica todo desregulado.

Os neurotransmissores, que são os responsáveis pelas atividades físicas, de memória e também pelo prazer, ficam atrapalhados. É quando a memória começa a falhar e a pessoa fica mais desatenta.

O coração também sente quando a noite foi de pouco sono. Quando a pessoa não dorme, os batimentos cardíacos ficam mais acelerados e há uma sobrecarga. Isso pode sobrevir quando se tem problemas para dormir durante o dia seguinte.

Outra mudança é no sistema imunológico. A falta de sono diminui a resguardo do nosso organização de tal maneira que, se uma pessoa que não dorme muito tem contato com uma outra que está com um resfriado, por exemplo, as chances de se pegar o resfriado aumenta consideravelmente.

Acidentes de trânsito

sono08 - Prestígio do Sono

Uma noite de sono mal dormida pode gerar uma série de consequências e o dia seguinte será muito ruim, seja pela falta de atenção ou irritabilidade, mas o pior é que as chances de ocorrer um acidente de trânsito grave são muito maiores.

No ano de 2004, morreram 34. 674 pessoas no trânsito; isso quer expressar que a cada 15 minutos morreu uma pessoa vítima de acidente de trânsito.

Se pegar exclusivamente os acidentes causados pelo sono, tem-se uma média de 7.000 mortes por ano.

Se for dormir pouco, no dia seguinte é preciso fazer uma atividade física logo ao estipular.

E para aqueles que acham que vai repor o sono perdido no final de semana dando aquela esticada no sono… está patente! Isso por que consegue repor secção da fisiologia que foi atrapalhada pela restrição do sono durante a semana.

Dicas para uma boa noite de sono

 

Se prestarmos atenção, é fácil mudar alguns hábitos que são inimigos do bom sono. Isso é fácil, dá patente e pode debutar essa noite mesmo.

  • O primeiro mandamento é, calma à noite. Estabeleça um limite de uma hora antes de dormir para as atividades pouco relaxantes porquê conversas animadas e internet.

 

  • Evite sonecas durante o dia. O cochilo depois do almoço é saudável e garante o sota necessário para enfrentar o trabalho no resto do dia; mas se passar dos quarenta minutos, pode prejudicar o sono durante a noite.

 

 

  • Excesso de luz. A luminosidade prejudica a produção de melatonina, hormônio que induz ao sono, e só é produzido no escuro. Se pactuar no meio da noite, procure manter os olhos fechados.

 

  • Demorou para dormir? Paciência. Se não conseguir adormecer em 15 minutos, é melhor levantar, ler um livro ou ouvir uma música suave. Depois volte para a leito quando e sentir sonolento.

 

 

  • Leito não é poltrona. A leito foi feita para dormir e quem passa muito tempo deitado acaba sem sono.

 

sono07 - Prestígio do Sono

Depois de tudo isso, só o que nos resta é desejar uma ótima noite de sono a todos.